O que é o Beyond the MIC?

Trata-se duma iniciativa educativa em registo e-learning, que conta com o patrocínio de várias sociedades e associações científicas, com um total de 3 horas formativas em vídeo e atribuição de certificado de conclusão, para realizar de acordo com a sua disponibilidade. Terá ainda disponível a bibliografia relevante no contexto desta atividade.

Encontra-se dividida em duas atividades distintas: três vídeos com discussão de casos clínicos e 16 pequenos casos clínicos associados a imagem, cada um com uma questão de resposta rápida. Para a atribuição do certificado de conclusão tem de completar ambas as atividades.

Casos clínicos

Desafiámos seis peritos de diferentes áreas (medicina intensiva, infeciologia, microbiologia, radiologia e farmácia hospitalar) para comentar três casos clínicos, apresentados por três especialistas também de diferentes áreas.

Os temas dos casos clínicos incidem sobre o diagnóstico e tratamento:

  • Infeções por bactérias Gram-negativo produtoras de KPC;
  • Infeções por bactérias Gram-negativo produtoras de MBL;
  • Infeções fúngicas invasivas por Candida spp.
  • Infeções fúngicas invasivas por Aspergillus spp.


Os peritos não tiveram conhecimento prévio sobre os casos clínicos
 apresentados, tendo sido desafiados a discuti-los em tempo real.

Desafios Clínicos de Imagem

Os formadores, de seguida identificados, prepararam 16 pequenos casos clínicos com imagens reais, associados a uma questão para seleção de resposta (preferencialmente a certa) sobre etiologia, diagnóstico e tratamento.

Serão abordadas 16 infeções de etiologias diferentes que incluem agentes bacterianos, fúngicos, parasitários e víricos, que vão desde casos de mucormicose a leishmaniose, até infeções osteoarticulares a infeções do sistema nervoso central…

Os casos, classificados com dois níveis de dificuldade, estão disponíveis num formato de escape room. Nunca ouviu falar? Fique a conhecer e dê-nos o seu feedback.

Registe-se

Registo disponível até 18 de janeiro de 2024
Dados profissionais, para validação que é um Profissional de Saúde credenciado.
Sujeito a aprovação interna mediante avaliação de necessidade de desenvolvimento da atividade do proponente, à discricionariedade da entidade organizadora.
Indique se é interno ou especialista



Para efeitos de inscrição na presente atividade educacional digital informamos que os seus dados vão ser recolhidos pela entidade Cognipharma Lda. que atua na qualidade de subcontratante dos Laboratórios Pfizer Lda. Pode exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação, limitação do tratamento, oposição e portabilidade dos seus dados enviando-nos uma mensagem para politica.privacidade@pfizer.com. Para informação mais detalhada sobre o tratamento dos seus dados pessoais e os seus direitos, por favor consulte a Política de Privacidade dos Laboratórios Pfizer, Lda.
Para notificar um acontecimento adverso (ou efeito indesejável) sentido com um medicamento da Pfizer (sujeito a receita médica, de venda livre ou uma vacina) contacte-nos para: E-mail: PRT.AEReporting@pfizer.com | Tel: 214 235 523 | Fax: 800 827 808


ou, se já tem uma conta,

Os Desafiados

Médico especialista em Medicina Interna e competência em Emergência Médica; 

Diretor do Serviço de Medicina Intensiva Polivalente do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNG/E); 

Diploma Europeu de Medicina Intensiva – EDIC/ESICM; 

Colaborador no Projeto STOP INFEÇÃO 2.0 CHVNGE. 

Dr. Igor Milet

Médico especialista em Medicina Intensiva e Diretor do Serviço de Medicina Intensiva Polivalente do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho

Drª. Raquel Ventura

Médica especialista em Doenças Infeciosas, Serviço de Infeciologia do Hospital de Beatriz Ângelo

Médica especialista em Doenças Infeciosas e consultora do Serviço de Infeciologia do Hospital de Beatriz Ângelo (HBA) e responsável da Consulta de Risco de Infeção na Imunomodulação desde 2020;

Assistente Convidada de Clínica de Doenças Infeciosas na Faculdade de Medicina de Lisboa;

Membro da Direção da APECS e Presidente do Colégio de Doenças Infeciosas desde 2023;

Voluntária na Associação Médicos do Mundo.

Dr. Hugo Cruz

Médico especialista em Patologia Clínica, Serviço de Microbiologia do Centro Hospitalar Universitário de Santo António

Assistente Hospitalar de Patologia Clínica no Serviço de Microbiologia do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA);

Docente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS|UP); 

Investigador e autor na área do diagnóstico microbiológico e da resistência antimicrobiana.

Drª. Filipa Sousa

Médica especialista em Radiologia, Serviço de Radiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho

Médica especialista em Radiologia e assistente hospitalar do CHVNG/E;

Subespecialização em Radiologia de Intervenção e Radiologia geral, com particular dedicação à radiologia abdominal e genito-urinária. 

Colaboração académica como assistente na unidade curricular de Imagiologia e Anatomia clínica da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.  

Drª. Dina Mendes

Farmacêutica especialista em Farmácia Hospitalar, Hospital de Egas Moniz, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Farmacêutica especialista em Farmácia Hospitalar desde 2018, exerce atualmente funções no Hospital de Egas Moniz, destacando-se o apoio clínico às Unidades de Cuidados Intensivos.

Elemento integrante da Unidade Local – Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistências aos Antimicrobianos (UL-PPCIRA) do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO).

Dr. Paulo Andrade

Médico especialista em Doenças Infeciosas, Unidade de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos do Centro Hospitalar Universitário de São João

Assistente hospitalar graduado em Doenças Infeciosas no CHUSJ desde 2022;

Integra a Unidade de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos do CHUSJ desde 2016;

Coordena a Comissão Técnica Transversal do Plano de Prevenção e Controle de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos (CTT-PPCIRA) da CUF desde 2020;

Completou o certificado do European Committee on Infection Control (EUCIC) em 2021.

Os Destemidos

Drª. Laura Costa

Médica especialista em Medicina Intensiva, Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Braga

Assistente Hospitalar de Medicina Intensiva, a exercer a sua atividade clínica no Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Braga, onde integra o grupo de infeção.

Detentora do European Diploma in Intensive Care.

Integra o Colégio da Competência em Emergência Médica.

Professora convidada na unidade curricular de Emergências Médicas do Mestrado de Medicina Dentária, na CESPU. Formadora do Curso Fundamental Critical Care Support e do Curso de Transporte do Doente Crítico.

Dr. Pedro de Vasconcelos

Médico especialista em Hematologia Clínica, Unidade de Transplante de Medula do Serviço de Hematologia do Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

Assistente Hospitalar de Hematologia e médico da Unidade de Transplante de Medula do Serviço de Hematologia do Hospital Santa Maria – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

Estágio em Terapias Celulares no Hospital Universitário de Wurzburgo, Alemanha.

Docente Livre de Hematologia da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Drª. Catarina Quinaz

Médica especialista em Doenças Infeciosas, Unidade Local de Saúde da Guarda

Licenciatura em Microbiologia e Mestrado Integrado em Medicina;

Assistente Hospitalar Infeciologia na Unidade Local do programa de Prevenção e Controle de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos (UL-PPCIRA) e Grupo do Programa de Apoio à Prescrição Antibiótica (PAPA), da Unidade Local de Saúde da Guarda.

A Desafiadora

Drª. Joana Granado

Médica especialista em Doenças Infeciosas e Medical Affairs Scientist – Medical Communication, Área Hospitalar, Pfizer Portugal

Médica especialista em Doenças Infeciosas e Medical Affairs Scientist – Medical Communication na área Hospitalar da Pfizer Portugal desde 2022